Um dia questionaram-me

- Ana o que aprecias mais: um olhar ou um sorriso ?

- Os dois. - respondi

- Não, Ana. Qual dos dois ? - inquiriu, de novo -

Lembro que na altura foi extraordinariamente difícil responder com exatidão.  Para mim o olhar e o sorriso eram ambos adornos indissociáveis num semblante que mutuamente mostravam o seu estado de alma. Olhar desnudado e profundo, sorriso rasgado e ou gargalhada inabalável. 

Nos tempo de hoje, não. Eles se dissociaram.

O olhar tornou-se mais enigmático, intenso e o sorriso ou inexistência dele simplesmente relegou-se para segundo plano. Tornou-se recatado, escondido e não revelado.  Tento adivinhar no deslumbro de um olhar, um sorriso mas não o vejo.  

Eu, não vejo sorrisos. E,  confesso, sinto-me faminta deles.

Sabem?! Desde que me recordo, sempre fui uma mistura de olhares e sorrisos, palavras e atitudes, comportamentos e feitos mas nos dia de  hoje sinto que me tornei numa  mulher de olhar vazio, de sorriso escasso e parco, de poucas palavras e  atitudes, de comportamentos lentos e feitos não queridos que assombram o meu estado de alma.

Hoje, com toda a clareza e lucidez, confesso que sinto dolosamente a falta dos sorrisos que me encantam, dos olhares que me dominam e me prendam à vida. Dia após dia, procuro buscar na profundeza da minha essência,  o sonho e a esperança de um olhar e de um sorriso em consonância que me mantenha v.i.v.a.

Comentários

  1. Visito-te sempre, silenciosamente e fecho a porta devagar para que não me possas sentir. Mas, hoje, não o quis fazê-lo.
    A tua sensibilidade e beleza sempre me encantou até aos dias de hoje. Mulher amadurecida, menina sonhadora e poeta que redige os seus estados de alma como se de fato de um bailado se trate.
    Quanta delicadeza, quanta beleza, quanta saudade.
    Tudo é efémero ? Gostaria de dizer-te que sim.
    Mas não posso. (MC)

    ResponderEliminar
  2. Para além de um olhar atento, ávido, ternurento, trago um sorriso, que te deixo e levo comigo. Ubíquo.
    Sorri!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Henrique,
      Grata pela sua presença.

      Um sorriso e um terno agradecimento pela delicadeza das suas palavras.
      Ana

      Eliminar

Enviar um comentário

Ballet's Mais Admirados