Reversos na minha vida

Há uns dias, atrás, defronte de um belíssimo e, delicado texto de Claude Bloc - Caricaturas - cujo título nomeou de Perdas e, Ganhos possuí o privilégio de deleitar-me com os seus caracteres multifacetados que descreveram a sua requintada essência como se de um terno ballet se retratasse. Comentei-o, e, neste instante adimplemento os reversos da minha vida narrados.

Entendo que privilegiar da vida é uma dádiva. Usufruir dos anos a viver é uma oferenda. Aprimorar a nossa essência nos anos subsequentes um donativo e, consciencializarmo-nos um prazer enaltecido.

Com o passar dos anos, perdi o olhar de menina inocente, mas, obtive o olhar de mulher confiante... perdi o rosto juvenil, no entanto, adquiri um rostinho notável de ruginhas que recordam-me o prazer da vivência passada … perdi os cabelos loiros e, longos mas ganhei o brilho do meu cabelo pelas carícias de mãos frágeis e, delicadas … perdi a flexibilidade do meu corpo mas alcancei a agilidade de o adversar … perdi o timbre de voz de menina mas alcancei o timbre de voz que me identifica … perdi diálogos gratuitos e, ganhei o primor das conversações sentidas … perdi a capacidade de olhar mas adquiri a competência de observar … perdi o riso fácil mas ganhei a gargalhada delicada... perdi a rebeldia nas saídas noctívagas de adolescente e, conquistei o requinte nas noites em agasalho, acompanhada ou sozinha, aprimoradamente…

Perdi amores, ganhei outros …

Perdi a vivência de pessoas queridas e, ganhei lembranças dóceis e, inesquecíveis … Perdi sonhos e, realizei novos … perdi o atrevimento pelo perigo e, ganhei a consciencialização do direito e, compromisso com a vida … perdi a insipiência e, conquistei a sapiência na forma como observo, sinto e, reajo ante a vida …

E nos reversos da minha vida, confisquei a convicção que momentos passados não voltam apenas são relembrados ou esquecidos, que o sentido das palavras escritas ou faladas não são renomeadas, que o amor não se explica apenas existe … que não é difícil encetar novas amizades complexo é mantê-las … que a consideração existe e, o respeito é um direito que assiste … que momentos fantásticos não são patenteados pelo tempo da sua duração mas pela intensidade da sua realização… que companhia não é antítese de solidão, que não quero, nunca, perder a capacidade de sonhar, insistir a acreditar que é possível a paz, que crianças são seres delicados, frágeis e, delicados cristais … que a velhice é um reflexo de um aprendizado da vida e, acima de tudo apreendi que não quero perder a capacidade de me emocionar, quero manter a essência que sou mesmo que me faça lacrimejar ou sorrir… porque a vida é um enorme palco de sensações e, privar dela é a minha maior emoção mesmo quando me faz triste ou feliz …

Recordo, assim, cumulativamente, com uma doce nostalgia e, um meigo refinado nas perdas e, ganhos nos anos lucrados atestando um sorriso para a minha essência possuída e, exercitando uma vénia no reconhecimento aprazível dos reversos da minha vida.

Comentários

  1. Ana, agradeço a ti pela delicadeza. Para mim é uma honra estar sendo citada por entre teus escritos e muito me apraz fazer parte desse gesto delicado proporcionado por palavras tão leves quanto amáveis.

    Queremos sua presença efetiva no Cariricaturas. Aceitaria o convite?

    Abraço franco-brasileiro

    Claude

    ResponderEliminar
  2. Minha Querida,
    As minhas desculpas pelo meu comentário tardio.
    O seu, da Edilma e, Socorro convites colocam um sentimento ameno no lado esquerdo do meu peito.

    Sabe Claude ?! Há medida que os dias passam a timidez que se mantém refém, liberta-se devagarinho das algemas que a acorrentam e, em cativeiro a mantém.

    Quando a timidez do cativeiro alcançar a liberdade a Claude, Edilma e, Socorro serão as primeiras a tomar conhecimento do deleite e, do privilégio que possuirei com a minha presença efectiva no vosso inigualável “Caricaturas”.

    Com carinho, um beijinho e, um bouquê de malmequeres brancos, aromatizados pelos odores preferidos da e, para a Socorro, Edilma e, Claude como reconhecimento do carinho que de todas vós advém.

    Ana

    ResponderEliminar
  3. Só a ousadia que me é peculiar permite-me fazer um simples e pequeno comentário a este texto maravilhoso de quem muito admiro. Amigo virtual de há alguns anos, de alguma maneira sou também testemunho de alguns reversos da tua vida. Afinal, reversos de nossas vidas partilhadas de forma tão sui generis como seja através de cabos ou fibras ópticas, não deixam, por isso, de ser menos gratificantes. Estou e sinto-me reconhecido pela tua afabilidade, sensibilidade e amizade. És linda por fora e por dentro, pelo que, te quero dizer que os reversos da tua vida não são mais do que marcas indeléveis de uma mulher que vai enaltecendo na medida em que vai crescendo, ficando mais madura e mais segura. Um beijinho com muito carinho deste virtual teu amigo Carlos

    ResponderEliminar
  4. Não poderia deixar de vir aqui e agradecer sua visita e sua seguida a mim, adorei e retribuo.
    Entretanto, meu corpo insite em se mexer a cada frase que leio de ti.
    Uma sinfonia das mais belas.

    Bjs.

    ResponderEliminar
  5. Carlos,
    A minha admiração e, carinho por si possuem endereço vitalício no lado esquerdo do meu peito.

    Sabe?! Existem pessoas que se cruzam na minha vida e, que delicadamente assemelhamos a presentes. São oferendas de invólucro de papel requintado, e, que quando desembrulhados (conhecemos) deslumbramo-nos com a sua essência requintada. Posteriormente Carlos o privilégio e, o prazer são doces constatações do presente auferido.

    O Carlos é um desses presentes.

    Um laço robusto e, um beijinho delicado oferto-lhe. Selam o prazer do presente distinto, contínuo e, auferido.

    Ana

    ResponderEliminar
  6. Guará Matos,
    Agradecida e, lisonjeada pela sua visita e, terno comentário.

    Uma vénia e, um sorriso de bem-estar no meu semblante comprovam o aprazimento sentido pelo entendimento da sinfonia conquistadora do lado esquerdo do seu peito.

    Um dia sereno e, tranquilo para si.

    Ana

    ResponderEliminar
  7. Rainha dos pés alados queflutuam em minh'alma...

    O BLABLABLA NO TELECOTECO já esta funcionado no seguinte endereço: http://blablablanotelecoteco.blogspot.com
    Visite-nos e aprecie nossos serviços e atrações.
    Já estamos seguindo este espaço.

    Grato pela preferência,
    a Administração.

    ResponderEliminar
  8. Mais que lindo,só mega lindo mãe ,está absulotamente espectacular!!
    <3

    ResponderEliminar
  9. Filho,
    Por momentos fiquei sem palavras. Fico muito feliz que tenhas lido atentamente e, tenhas manifestado a tua opinião que para mim é muito importante.

    Beijinhos ternos no teu rosto.

    Mãe

    ResponderEliminar
  10. Reversos que se amenizam e harmonizam numa reflexão e discernimento maduros. O momento, a vida, são o agora. E, para além do conteúdo sensato, a forma esplendorosa. Um encanto!
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Henrique,
      Sinto-me grata pela leitura das suas palavras e, lisonjeada semelhantemente.

      Um beijinho de agradecimento de mim para si.
      Ana

      Eliminar

Enviar um comentário

Ballet's Mais Admirados