Os anos passam e, a minha vivência torna-se um requinte

... i.e., com a passagem dos anos a idade permite-me empreendeder, consolidar sentimentos e, acções portadoras de grandes instantes e, ou momentos de vida para mim e, naturalmente, para quem comigo priva e, beneficia, similarmente.

O dia de hoje, proporcionou-me a rememoração de uma personalidade notável.

Na tela, reporto-me ao filme “Patch Adams – O Amor é Contagioso” protagonizado por Robin Williams na história de Patch e, cuja história nos empurra para uma necessária e, urgente ponderação.

No meu entendimento, provoca-nos e, estimula-nos no sentido de fazer com que nos mobilizemos em favor de uma postura mais respeitadora em relação aos outros, espertando a cooperação, estimulando os jovens e, todos nós a participar em acções espontâneas, na convicção que todos nós precisamos uns dos outros, o isolamento é pecado e, estender a mão na direcção dos nossos semelhantes não deverá ser entendida como uma obrigação mas um aprazível dever atractivo.

Na vida real, refiro-me ao Dr. Hunter "Path" Adams, autor de dois livros, e, impulsionador do filme anteriormente mencionado. Actualmente além de médico, humorista e, humanista, é também um activista em busca da paz mundial. O amor é a sua filosofia de vida (não existe de facto na nossa vida uma filosofia mais sublime).

Filosofia que pratica e, defende não apenas na associação hospitalar, mas em todas as nossas ligações sociais como um todo, independente de lugar. Tem por opinião que o objectivo do médico não é curar e sim cuidar. Cuidar com muito amor, tocando nos doentes, olhando em seus olhos e, sorrindo.

Por isso, actualmente Patch e a sua trupe de palhaços viajam pelo mundo para áreas críticas em situação de guerra, pobreza e, epidemia, espalhando alegria na prevenção e, tratamento das doenças também. O brilhantismo de Patch permitiu-lhe criar um movimento que, cintilantemente, acabou por se espalhar por quase todo o universo…

O movimento chamado "doutores da alegria".

Movimento que consiste nas visitas aos enfermos por parte de médicos ou não treinados com o intuito de alegrar e, despoletar de dentro dos doentes uma força adicional, em que cada um deles necessariamente alberga uma energia extra que lhes permita ficar um pouco mais forte e, combater com mais ênfase as suas doenças.

E, Portugal não foi, excepção …

Em Portugal, existe, uma Instituição Particular de Solidariedade Social denominada “Operação Nariz Vermelho” - http://www.narizvermelho.pt/ - vocacionada para as nossas crianças, onde o amor existe e, é  contagioso.

Transformar a realidade cruel dos internamentos hospitalares das nossas crianças em veracidades mais ternas, doces, tenues e, felizes, através da arte do palhaço, pautadas por momentos de alegria, descontracção e, simultaneamete ofertadas aos seus pais, são de facto, momentos, instantes, unos e, inesquecíveis em que os observamos e, contagiamo-nos com os sorrisos deliciosos nos rostos ternos de uma criança,  que nos nutre e, enriquece a alma.

Comentários

  1. O amor existe sim!caríssima Bailarina.
    Eu bem sei...eu bem sei!
    Com propriedade te digo mais, em outros tempos fui contagiada por este "vírus" o vírus do amor e da alegria.Alegria esta, alegria de viver!

    Aqui onde vivo os 'doutores da alegria' fazem um trabalho grandioso e belíssimo!!!

    Um sorriso doce e suave deixo-te.

    ResponderEliminar
  2. Irlene,
    Um sorriso adornou o meu rosto na leitura do seu intenso comentário.

    Um brinde a todos os "doutores da alegria" que seduzem e, encantam o lado esquerdo do seu, meu peito e, a todos os que não ficam indiferentes ao requintado e, sublime amor devoto ao nosso semelhante.

    Um suave e, terno laço de cetim de mim para si.

    Ana

    ResponderEliminar
  3. Ana. Surpreende teu blog. Pela qualidade. Pelo conteúdo. E o amor é mesmo indispensável. Parabéns e um grande beijo. E obrigado pela visita. Serás sempre bem vinda.

    beijo

    ResponderEliminar
  4. É você mesma uma doutora da alegria com suas palavras!

    E não somos nós poetas, pintores, escultores, cineastas, músicos, artistas de um modo amplo doutores da alegria? Você produz de dentro de você para o mundo absorver, e adoro beber o que escreve!
    Lindo!

    ResponderEliminar
  5. AC Rangel,
    Agradecida e, naturalmente lisonjeada.

    Ana

    ResponderEliminar
  6. D M Rangel,
    Por momentos senti-me devoluta de palavras pelo seu terno e, doce comentário.

    Sabe?! Concordo consigo. Todos nós dissemelhantemente no modo mas semelhantemente no intuito somos "doutores da alegria" por instantes longos ou diminutos no ensejo do bem-querer do sentimento que assola o lado esquerdo do peito do nosso semelhante.

    Um laço enovelado de agradecimento de mim para si.

    Ana

    ResponderEliminar
  7. Durante 10 anos, ouvi muitas histórias de sofrimentos...
    Tenho uma filha, enfermeira, formada em Oncologia Pediátrica, que serviu no IPO de Lisboa.
    Quando lhe nasceu o terceiro filho, resolveu, por questão de horários e turnos, solicitar transferência, estando agora colocada num Centro de Saúde perto de casa.
    Nos primeiros anos, ainda solteira, chegava a casa, abatida, por vezes muito chorosa:
    - Olha um dos meus meninos já é uma "estrelinha".
    Depois, com o tempo, suavizava as situações e evitava contar pormenores.
    Muitas vezes, contava os problemas de dar conta de tudo. E em sinal de rebate dizia:
    - O que vale é que por vezes temos as ajudas externas, as voluntárias e o pessoal do "Nariz Vermelho". Esses, sim, pelo menos, tentam dar alegria às crianças e sempre vão dando, também, um pouco de alegria a "todas nós" para aguentar todas aquelas situações.
    ****
    Bem hajam a todas essas "ajudas".
    ****
    Votos de ***FELIZ NATAL e BOM ANO NOVO ***
    para a Ana e todos os seus.

    ResponderEliminar
  8. Joe Ant.,
    São testemunhos semelhantes aos seus que enobrecem o sentimento no lado esquerdo do meu peito.

    A solidariedade existe, sim. Uma dádiva e, um privilégio no prazer de minimizar o sofrimento alheio.

    Agradecida, pelos seus votos. Semelhantemente ao Joe Ant desejo-lhe um Natal e, um Ano Novo de acordo com o seu desejo.

    Um laço e, um beijinho de mim para si.

    Ana

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Ballet's Mais Admirados