Existe um tipo de sentimento ao qual sou fiel e, obstinada



O amor que sinto pela vida.

E, é sobre esse amor, debilitado, que em tempos escrevi e, neste instante re-escrevo como uma chamada de atenção e, uma preocupação.

Um dia resplandecente de sol.
Uma manhã em que abrimos a vidraça da nossa sala, e, sentimos uma aragem ténue que nos proporciona um conforto e, uma satisfação especial.

O mar ao longe uma doce tentação …
Como hábito, encaminhei-me para o terraço e, saboreei o café que anteriormente tinha preparado.
Subitamente quando preparava para me sentar, uma dor, aguda, forte tomou conta do meu peito, ergui uma das minhas mãos na certeza de que precisava apaziguar tamanha dor…
E, fiquei plúmbea.

No seio esquerdo constatei um nódulo.

Como sou uma mulher pragmática, pensei que de certo seria passageiro, e, não relevei.
Mas, na segunda-feira, quando cheguei ao meu local de trabalho, outra dor relevou-se com maior intensidade.

No benefício da dúvida entendi que seria sensato da minha parte averiguar o que se passava comigo.

Telefonei ao meu médico e, amigo, em breves palavras pronunciei-me e, na parte da tarde, obtive uma consulta. Quando entrei no consultório, o seu rosto terno, enrugado, e, a sua voz enrouquecida, paralelamente ao seu olhar, enternecedor, tranquilizaram o meu estado de espírito … por breves minutos …

Enquanto observava-me, tentava decifrar no seu olhar as expressões que nele emanavam …
A sua voz, soou aos meus ouvidos da mesma forma a que sempre acostumei-me a ouvir, todas as vezes que o consultava ...

"... Querida, temos um problema, não tenho a menor dúvida, mas, a dimensão do problema só será possível constatando com os exames que careces de fazer …"

Olhamo-nos nos olhos, suspirei longamente e, sorri ...
Desviei o olhar e, quando o nosso olhar se encontrou de novo ... entendi...
Titubeei algumas palavras, e, munida das prescrições dos exames, saí …

Foi a tarde mais longa da minha vida.
E, nesse final de dia a noite, companheira de tantos segredos, e, eterna conselheira foi o meu refúgio …

No dia seguinte, fiz uma ressonância magnética. O resultado temido mas esperado revelou-se.
Treze longos meses da minha vida … esgotantes, por vezes, dilacerantes … outros invariavelmente antagónicos … passaram ...

No entretanto, opto por manter a minha actividade profissional, compromissos pessoais, naturalmente, com interrupções, cuidados acrescidos.
 
Cada amanhecer é uma conquista para mim, e, cada anoitecer um desejo concretizado, assumido e, não meras constatações de que a vida é um diamante precioso.

Desde, então, passei a observar a vida com outros encantos, outro odores, outra fragrâncias e, entendi que com as situações ruins enalteço, apreendo e, de certo as vivências que vivo, são um ensinamento, um enriquecimento para mim, e, para quem priva de perto comigo, também...

A vida esta presente em si, em mim, em todos nós e, no que nos rodeia…
Nós somos protagonistas e, personagens principais no palco a que renomeio de “vida” e, ela, seguramente, não permite ensaios.

A qualquer momento ela se ausenta, definitivamente, ou, lentamente dolorosamente e, pesarosamente, por isso, confiante nos dias recompensadores com noites amenas e, pensamentos de esperança relembo um amigo carinhoso que em tempos disse-me: se lutas podes vencer, se desistes és uma derrotada.
 
Devagarinho ... luto ... vagarosamente venço ... lentamente aguardo, apressadamente desejo o término ...

Hoje, sei que o cancro da mama é uma das doenças com maior impacto na nossa sociedade, não só por ser muito frequente, e associado a uma imagem de grande gravidade, mas também porque agride um órgão cheio de simbolismo, na maternidade e na feminilidade.


Não descure!

Comentários

  1. Querida Ana,
    Mulher, mãe,menina e amiga bailarina!
    Seus bailados sempre tem tocado o meu coração.E este mais ainda!
    "Desde, então, passei a observar a vida com outros encantos, outro odores, outra fragrâncias e, entendi que com as situações ruins enalteço, apreendo e, de certo as vivências que vivo, são um ensinamento, um enriquecimento para mim, e, para quem priva de perto comigo, também..."

    A VIDA é presente e determinante em tuas palavras.Isso por si só, demonstra a força de Deus em ti! Sabe amiga, eu creio plenamente na força interior que existe em nós.
    Já a considero guerreira. É sim!Guerreira.Eu creio!Só guerreiros vão a guerra.e esta você já venceu.Respire e inspire, tente relaxar.
    Faça o que for necessário, obedeça, aceite e vai! vai...devagarinho vencerás e, tudo se tornará passado.VIDA em abundância a si!
    Fazendo a sua parte e tomando as devidas providências, tudo se resolverá.Certeza do que estou falando.Acredite!

    TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE!

    Conte comigo sempre!
    palavras,carinho,trocas de idéias,diálogos e sobretudo comunhão íntima de força e fé!

    Atenciosamente, desta amiga de cá que torce para que tudo passe, o mais breve possível.

    Irlene

    ResponderEliminar
  2. A dramaticidade do câncer é doída em quem sente o problema e em quem passa a tomar conhcimento. Lhe confesso que me sinto demais incomodado e triste quando sei que alguém esta acometido desse mal. Uma doença oportunista e covarde, que não costuma dar chances as pessoas.
    Mas a seja uma guerreira e vença com a vida!
    E por certo vencerá. Que por mais violento que ele seja, quem o criou não lhe preparou para enfrentar o amor.

    Bjs.

    ResponderEliminar
  3. Irlene,
    Ler as suas palavras possuidoras de caracteres multifacetados de carinho, fé e, doces desejos são bálsamos que engrandecem o lado esquerdo do meu peito. Paralelamente, desejo que a confissão escrita desperte e, consciencialize para a indispensabilidade e, obrigatoriedade de todos nós em prol do nosso bem-estar e, de todos os que nos rodeiam prevenir este flagelo.

    Um dia sereno e, tranquilo semelhante ao batimento cardíaco do lado esquerdo do meu peito. Um sorriso de agradecimento e, um beijinho selam o meu desejo.

    Ana

    ResponderEliminar
  4. Guará Matos,
    Doenças são terminantes da vivência. No entanto, a prevenção é o aliado que de mão dada ou de braço dado nos defende e, acautela das enfermidades que descaradamente, sem dó e, piedade se fazem presentes sem serem convidadas.

    Entrementes, é a forma como cada um de nós a acolhe, apreende e, cuida que premeia o desfecho desejado. Sabe?! Por vezes ela se intimida, retrocede e, vai embora congratulando-nos com uma renovação de corpo e, alma. .)

    Um dia resplandecente detentor de brisa ténue, delicada e, um laço de cetim enovelado de agradecimento pelo seu comentário.

    Ana

    ResponderEliminar
  5. Diante de oferecimento tão terno, agradeço, lhe devolvendo com vários beijos dentro de uma caixinha de arco-irís.

    ResponderEliminar
  6. Cara Ana, paz e parabéns por este post. Gostei!
    Já te sigo.

    Att.,
    http://wwwteologiavivaeeficaz.blogspot.com/

    Profº Netto, F. A.

    ResponderEliminar
  7. Francisco Araújo,
    Agradecida e, lisonjeada pela sua presença no meu Ballet de Palavras.

    Um dia docemente feliz.

    Ana

    ResponderEliminar
  8. ja o tinha lido, ja por conversas o quase sabia, ontem de sua boca o ouvi,, ja o vivi quase pessoalmente, ja senti a amargura de ver o tunel,,
    Conhecemo-nos em tempos idos, sempre preservei tudo, sempre me caleisobre o que a atormentava,,
    tal como antes soube manter o silencio da descriçao.. hoje, me coloco á sua disposição nao precisava de o afirmar pois sabia-lo
    dois braços em concha a "recebem" num carinho de amigo e acolhimento..
    jovem bailarina que me dá o prazer de ser AMIGA

    Mario..

    ResponderEliminar
  9. Mário,
    Agradecida pelo seu carinho e, sensibilizada com a preocupação latente no lado esquerdo do seu peito.

    É um prazer e, um sincero privilégio privar do seu carinho e, semelhantemente, da sua amizade.

    Um laço acetinado enovelado e, adornado por um murmúrio "Muito obrigado, Mário".

    Ana

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Ballet's Mais Admirados